Laboratório

Clínico

A Patologia Clínica Veterinária é uma especialidade médica que tem como objetivo auxiliar os veterinários de diversas especialidades no diagnóstico de doenças e acompanhamento clínico por meio de exames de hematologia, bioquímica clínica, microbiologia, parasitologia, sorologia, dosagens hormonais, imunologia, hemostasia e toxicologia.


Assim como em nossos outros serviços, o atendimento é feito exclusivamente após solicitação do clínico veterinário e, se possível, com horário marcado para fornecer informações sobre cada exame (jejum, suspensão de tratamento, prazo de entrega), caso a coleta seja realizada no laboratório.

Exames

  • Coleta de material biológico

    Na Diagvet Lages é possível agendar um horário para a coleta das amostras biológicas necessárias, como sangue, urina entre outros.

    Saber Mais!
  • Análises endocrinológicas

    Pacientes veterinários também podem apresentar disfunções das glándulas, como tireoide, adrenais dentre outras. As análises endocrinológicas buscam investigar as funções dessas glándulas, auxiliando assim no diagnóstico de inúmeros problemas que podem envolvé-las.

    Saber Mais!
  • Avaliações parasitológicas

    As fezes podem ser analisadas com o objetivos de rastrear a presença de parasitas, além de investigar outras causas que possam estar envolvidas na alterações observadas em um paciente.

    Saber Mais!
  • Teste de compatibilidade sanguínea

    A análise tem como objetivo a avaliação de amostras de sangue compatíveis uns com os outros. Se torna uma avaliação primordial preconizada antes das transfusões sanguíneas, reduzindo significativamente as chances de reações transfusionais.

    Saber Mais!
  • Citopatologia

    A partir de material coletado de forma minimamente invasiva, é possível investigar alterações como inflamações, neoplasias, processos hiperplásicos. Em conjunto com a análise histopatológica é uma importante ferramenta diagnóstica.

    Saber Mais!
  • Sorologia

    A busca de títulos de anticorpos por exemplo é uma ferramenta importante tanto no diagnóstico quanto no acompanhamento de alterações por exemplo. Uma das dosagens comuns de serem realizadas são as titulações do vírus da raiva, para viagens internacionais.

    Saber Mais!
  • Diagnóstico por meio de PCR

    As análises por meio da ferramente PCR (reação em cadeia da polimerase) buscam fragmentos de material genético, contribuindo de forma bem significativa com o diagnóstico de afecções.

    Saber Mais!
  • Histopatologia

    As análises conhecidas como biópsias são realizadas a partir de fragmentos de tecidos, e com isso, diagnosticar o envolvimento de neoplasias, processos inflamatórios dentre outros.

    Saber Mais!
  • Microbiologia

    As análises microbiológicas envolvem a busca por agentes bacterianos e fúngicos. Através de vários testes, é possível identificar os agentes envolvidos. Além disso, o antibiograma é capaz de orientar para o melhor uso dos antimicrobianos, contribuindo com o correto uso desses fármacos.

    Saber Mais!
  • Mielograma

    A análise da medula óssea é indicada nos casos em que alterações são observadas a nível sanguíneo. A partir dessa análise, são possíveis diagnósticos como leucemias, aplasias ou hipoplasias de medula, além de achados relacionados a agentes que podem estar causando alterações a nível sistêmico.

    Saber Mais!
  • Análise de cálculos urinários

    Os cálculos removidos de áreas como bexiga, uretra e até mesmo ureteres podem ser analisados, e seus resultados podem auxiliar no controle dietético e medicamentoso de um paciente.

    Saber Mais!
  • RPCU

    A relação proteína creatinina urinária é uma avaliação que permite, de forma geral, entender problemas relacionados ao funcionamento dos rins. Em conjunto com a análise de urina, fornece informações importantes.

    Saber Mais!
  • Urinálise

    A urina é produzida pelo sistema renal; assim, uma amostra desse líquido auxilia no diagnóstico de várias enfermidades. Além disso, os achados da análise da urina podem contribuir para desvendar alterações em outros órgãos e tecidos.

    Saber Mais!
  • Análise de líquidos extravasculares

    A análise de líquidos é realizada quando há acúmulo em cavidades torácica, abdominal ou pericárdica. Além disso, a avaliação de líquidos como sinovial, cefalorraquidiano e ruminal traz informações importantes sobre o paciente.

    Saber Mais!
  • Bioquímica clínica

    A bioquímica clínica é bastante abrangente; a partir dela, podemos mensurar inúmeros analitos e, com isso, rastrear alterações ou ainda buscar a causa de doenças que envolvam os mais diferentes órgãos e tecidos.

    Saber Mais!
  • Análise de líquidos (coagulação)

    Por meio de avaliações como TP (tempo de protrombina), TTPa (Tempo de trombina parcial ativado) e de avaliações mais específicas, como dos fatores de coagulação, podemos obter informações relevantes acerca de sangramentos ou risco tromboembólico.

    Saber Mais!
  • Hemograma

    É considerado um exame de triagem, a partir dele é possível avaliar de forma geral o estado do paciente. Avaliação das células sanguínea, condições plasmáticas além da busca por agentes que possam estar causando alterações.

    Saber Mais!

Agende agora e dê ao seu melhor amigo a qualidade de cuidados que ele merece!

Fale Conosco

Se você tiver alguma dúvida ou precisar de assistência, entre em contato.

 diagvet@diagvet.vet.br

49 3018-7725

Financeiro

Atendimento

49 9947-2502

Laboratório Clínico